Quem Somos
O Colégio Pontagrossense - Sepam foi fundado em Ponta Grossa , estado do Paraná em 30 de outubro de 1939, pelo professor Roberto Emílio Mongruel e, seu filho, o professor Altair de Oliveira Mongruel com a colaboração do Dr. Adalberto Cramer Metinoski, advogado de Curitiba. Após vários estudos e incentivado por sua mãe Georgina Mongruel e seu filho Altair, Roberto Emílio Mongruel conseguiu concretizar seu sonho ao fundar a Academia Pontagrossense de Comércio. Com muitos anos dedicados à educação, exercendo funções de Inspetor de Ensino e Diretor de vários estabelecimentos de ensino público, Roberto tinha um ideal: abrir uma escola particular no interior do Paraná, região que ele considerava carente no setor de educação.
No final de 1939 as paredes do prédio que abrigaria a Academia começaram a ser construídas na rua Tiradentes. Uma construção nova, erguida especialmente visando seus fins escolares.
A Escola foi instituída pela Portaria 216 do Governo Federal, conforme publicação no diário oficial em 12 de novembro de 1940. Sob o regime de Inspeção Federal possuía dois cursos oficiais: Propedêutico e Técnico de Contador, ambos com três anos de duração. A Academia, primeira escola particular leiga do interior do Paraná a dedicar-se a matérias técnicas e de humanidade, iniciou suas atividades com 20 professores e 69 alunos ligados ao comércio: existiam empregados bancários, da indústria e até ferroviários. A oficialização da escola concedida pelo inspetor Federal, Doutor Joaquim Loyola, foi considerada como sendo de grande benefício para a cidade.
Em 1972, a então Academia Pontagrossense de Comércio adota o nome do educador Altair de Oliveira Mongruel, pela sua dedicação e amor à instituição, como nome de sua mantenedora, a Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel - SEPAM, proprietária do Colégio Pontagrossense (Ponta Grossa-PR) e do Colégio Sepam (Castro-PR).
Há mais de 70 anos, o Colégio tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos. Em 1993, o Sepam expandiu suas atividades ao município de Castro, também na região dos Campos Gerais, onde promove com igual atenção a formação de jovens éticos, sensíveis e inseridos no contexto social em que vivem, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Osni Mongruel Júnior Osni Mongruel Júnior Diretor SEPAM Ponta Grossa

Madelon Mongruel Madelon Mongruel Diretora Financeira SEPAM Ponta Grossa

Ana Carolina Baggio Ana Carolina Baggio Coordenadora Pedagógica

Jacob Cavagnari Jacob Cavagnari Coordenador Pedagógico