Menu NoticiasPágina Principal
07/05/2014 Alimentação saudável é tema de projeto no ambiente escolar

Alimentação saudável é tema de  projeto no ambiente escolar Conscientizar alunos sobre a importância da prática de atividade física, avaliar hábitos alimentares e conhecer os benefícios que a alimentação saudável acarreta à saúde são os objetivos do projeto Alimentação Saudável, desenvolvido pelo Colégio Sepam junto aos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental.

Os trabalhos do projeto iniciaram com a participação direta de todos os alunos. Cada estudante preencheu um quadro de ingestão calórica, informando os alimentos consumidos diária e semanalmente. A partir dessas informações, os professores do Departamento de Educação Física do Colégio, em conjunto com os estudantes, construíram uma pirâmide com os alimentos mais consumidos no dia a dia, resultando no perfil dos hábitos alimentares dos alunos.

A pirâmide construída foi comparada à pirâmide alimentar ideal da Organização Mundial da Saúde, norteando as ações de sensibilização realizadas junto aos estudantes.

Durante o primeiro bimestre letivo, os alunos estudaram o conceito de alimentação saudável, a forma de colocá-la em prática, os valores calóricos dos alimentos, os benefícios dos nutrientes ao organismo, além da necessidade e importância da prática do exercício físico.

Paralelamente às aulas de Educação Física, o tema da alimentação saudável também foi abordado em palestra pela nutricionista Michele Dias, e trabalhado na disciplina de Inglês, promovendo a conscientização dos estudantes de forma inter e multidisciplinar.

O coordenador do projeto e professor de Educação Física do Colégio Sepam, Luiz Marcelo de Lara (Larinha), ressalta que os exercícios desenvolvidos com os alunos proporcionaram que eles entendessem na prática o significado de uma vida saudável. "Nosso objetivo com o Projeto é mostrar aos estudantes que, para ter uma boa qualidade de vida, é preciso ter alimentação balanceada e praticar atividades físicas regulares".

A aluna Gabriela Mirai Marques, do 6° ano B, conta que já tinha ouvido falar que doces e gordura não faziam bem, mas não sabia que os malefícios eram tão grandes. "Depois que aprendemos em sala as propriedades dos alimentos, ficou mais claro compreender porque não podemos exagerar nos doces e gorduras".

As atividades do projeto retornam no quarto bimestre quando será construída uma nova pirâmide alimentar e realizada uma análise junto aos alunos para verificar as mudanças nos hábitos alimentares dos estudantes. "Para que tenhamos mudanças positivas é preciso educar e conscientizar constantemente. É isso que estamos fazendo e é exatamente o que propõe o Projeto Alimentar do Colégio Sepam", conclui Larinha.

Colégio Pontagrossense SEPAM Rua General Carneiro, 1171 | Ponta Grossa - PR | (42) 3225-2677